Related Posts with Thumbnails

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Uma palavra para os jovens





Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos.
Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
Bendito és tu, ó SENHOR; ensina-me os teus estatutos.
Com os meus lábios declarei todos os juízos da tua boca.
Folguei tanto no caminho dos teus testemunhos, como em todas as
riquezas.
Meditarei nos teus preceitos, e terei respeito aos teus caminhos.
Recrear-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra.

       Sl 119.9 -15

       Muitos jovens buscam resolver seus problemas à sua maneira ouvem conselhos apenas de seus "amigos" e ignoram o que seus pais, lideres e pastores os aconselham. Mas como deve agir o jovem cristão para purificar o seu caminho? O salmista responde: observando segundo a sua palavra.
       A Bíblia é a palavra de Deus a qual temos que observar. Paulo disse aos Romanos: "Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança." Nos tempos bíblicos havia muitos jovens com diferentes problemas e dificuldades, mas conseguiram vencer os desafios da mocidade constituindo um exemplo para nós. Jovens como: José, Samuel, Davi, Ester, Daniel, João Marcos e Timóteo.
       Vamos tirar algumas preciosas lições de acontecimentos relatados na vida de um destes jovens que mencionamos o jovem: Davi.

       Quem era o Jovem Davi? Davi era o filho caçula, desprezado pelos seus outros irmãos e por seu próprio pai (1 Sm 16.5-13). Contudo, era um jovem de valor obediente ao seu pai, fiel ao Senhor um jovem segundo o coração de Deus e, sobretudo, corajoso.
       Vamos meditar em uma breve passagem na vida de Davi e procurar aprender algumas lições:

       Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade.
       Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai ; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho,Eu saia após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava.
       Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incurciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.

       I Sm 17.33-36.

       Contexto desta passagem

       Israel era zombado por um gigante inimigo: o filisteu Golias que pedia que se apresenta-se um homem para lutar com ele. Ninguém em Israel tinha coragem de enfrentar o gigante. O único que se apresentou foi o jovem Davi. O rei Saul desacreditava da capacidade de Davi por ser jovem e disse a Davi: “tu ainda és moço e Golias um veterano de Guerra”. Porém, Davi disse para Saul que cuidava das ovelhas de seu pai, ou seja, era obediente ao seu pai e ficava no lugar onde seu pai o colocou-o. Davi disse também que defendia as ovelhas de inimigos poderosos e fortes como: o urso e o leão (v.34).

       Lições

       Davi disse para Saul que já havia matado o urso o que representa matar o urso? O urso significa a carne: o pecado. Davi disse para o rei que já havia matado o desejo de sua carne.
       Davi também disse que matou o leão. O que representa a figura do Leão? O que governa com autoridade. Davi estava dizendo que governava a sua própria vida e exterminaria o inimigo por completo.
      Quanto a matar ou derrubar o gigante Davi estava convicto que o derrrubaria porque era obediente e fiel ao Senhor e a sua palavra. Derrubar o gigante representa derrubar os gigantes que tentam nos tirar da presença de Deus como: a desobediência a palavra de Deus, a fornicação, a mentira, lascívia, inveja, más companhias e etc.

       Em suma, a lição de Davi para nós é que mesmo sendo moço ainda matava os desejos da sua carne e do pecado. Sabia governar a sua própria vida e enfrentava gigantes. Façamos como Davi sejamos obedientes aos nossos pais, lideres e pastores (Ef 6.1-2, Hb 13.17). Enfretemos os gigantes que querem nos tirar da presença de Deus observando sua palavra, pois o Senhor conta conosco para sermos os futuros obreiros, evangelistas e pastores na casa do Senhor.




Nenhum comentário: