domingo, 8 de novembro de 2009

Ortodoxia e ortopraxia cristãs


      Dois conceitos interessantes para conhecermos e promover um debate destas práticas no meio cristão. Estudando a etimologia destas palavras temos: orto (correto) doxia (opinião ou louvor), portanto ortodoxia seria um sinônimo de crença correta ou sã doutrina (Jd 3). Já o termo orto (correto) praxia (prática) seria sinônimo de prática correta. Para vermos a importância da união destas duas práticas para vida cristã vamos transcrever abaixo a parábola do Bom Samaritano.

      E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás. Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo? E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele; E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar. Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira. (Lc 10.25-37)

      Nesta parábola temos três personagens: o sacerdote, o levita e o samaritano. O sacerdote e o levita representam ou deviam representar a ortodoxia, conheciam a lei mosaica, já o bom gesto do samaritano a ortopraxia. Quando vivemos uma vida cristã conhecendo a sã doutrina e não praticando o amor ao próximo nós assemelhamos ao sacerdote e ao levita. Seremos apenas religiosos ocupados com nossos ofícios na casa de Deus, não socorrendo as almas feridas pelo inimigo durante a estrada da vida. Quando procedemos como o bom samaritano estamos praticando a ortopraxia cristã, pois estaremos manifestando o amor ao próximo que o Senhor espera de nós (Mt 22.37). O interessante nesta parábola é que o samaritano não fazia parte do povo de Deus (Israel). Em nossos dias muitos não-cristãos, como os espíritas têm demonstrado muitas vezes mais amor ao próximo dos que os cristãos.

      O Senhor quer conheçamos as sagradas letras (Jo 5.39), mas também que venhamos praticá-la. O que observamos com a proximidade do arrebatamento da igreja é o que o amor de muitos tem se esfriado (Mt 24.12). Nós cristãos temos que compreender que temos uma grande comissão (Mt 28.18-19) de levar o evangelho a toda criatura para isso não podemos abrir mão da ortodoxia bíblica, porém também não devemos esquecer da ortopraxia cristã. Zelando pela Palavra de Deus, mas tendo amor aos perdidos tratando de suas enfermidades, desta forma herdaremos a vida eterna com Cristo (Lc 10.25,34-37)



Seja o primeiro a comentar

  ©Igreja Assembléia de Deus- Vila Magine - Mauá - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo