Timóteo um bom exemplo para os jovens de nossos dias
Vivemos em uma sociedade em que faltam boas referências para a maioria dos jovens seguir, principalmente àqueles que não conhecem ainda a Cristo. Se olharmos para a juventude notaremos que grande parte dela esta corrompida e seus "ídolos" muitas vezes são pessoas drogadas, fornicários, adúlteros (Ap 21.8); enfim, pessoas a serem ajudadas e não para servirem de referência para ninguém (Is 5.20 ;Pv 14.25).
Quando olharmos para a Bíblia encontramos jovens que passaram por muitas lutas e dificuldades em suas respectivas épocas, mas constituem exemplos para seguirmos em nossos dias (Rm 15.4), pois em meio à toda sorte de oposição serviram o Senhor nesta fase tão difícil como é a juventude de forma meritória. Eram jovens como: José, Samuel, Davi, Ester, Daniel, João Marcos e Timóteo.
Em outra postagem discorremos sobre o exemplo do jovem Davi. Nesta postagem pretendemos conhecer um pouco mais um outro jovem bastante abençoado chamado Timóteo (significa "Alguém Que Honra a Deus."). Timóteo desde a sua meninice foi instruído nas sagradas letras (2 Tm 3.5). Sua família era mista, sua mãe chamava-se Eunice (2 Tm 1.5) uma judia crente e seu pai era grego (At 16.1). Ele cresceu na cidade de Listra uma antiga cidade da província romana chamada Licônia parte sul da Galácia (Ásia Menor).
A Bíblia relata que a cidade de Listra era habitada por um povo idolatra, que ao verem o apóstolo Paulo e Barnabé curarem um paralítico de nascença queriam adorá-los como se fossem divindades pagãs chamando-os de Júpiter e Mercúrio (At 14.8-12).
Timóteo recebeu uma boa educação por parte de sua família como relata o apóstolo Paulo (2 Tm 3.14-15), mas vivia em meio a uma sociedade pagã com valores fortemente arraigados na cultura grega conhecida pelo seu forte hedonismo, ou seja, busca da realização de prazeres humanos. Os gregos cultuavam deuses antropormórficos cheios de vícios e cultos profanos como exemplo, o culto a Dionísio (deus do vinho), onde seus participantes se embriagavam e praticam orgias sexuais os chamados bacanais.
Já vimos que Timóteo a exemplo dos jovens de nossos dias precisou conviver em meio a cultura pagã que propagava valores anti-bíblicos. Além disso, sofreu também o preconceito de judeus ortodoxos por não ter crescido em meio a uma família judaica tradicional, por isso precisou cincurcidar-se (At 16.3). Ficou enfermo e teve que conviver com a doença, por isso o apóstolo prescreveu para que tomasse um pouco de vinho (1 Tm 5.23).Enfim, um jovem que passou por muitas situações difíceis.
Durante os cerca de 11 anos em que Timóteo acompanhou o apóstolo Paulo, não podia estar em melhor companhia, um servo de Deus dedicado e zeloso como Paulo indubitavelmente contribui para o crescimento de Timóteo. Paulo viu em Timóteo não apenas um jovem, mas um companheiro de ministério o qual orou, ajudou e ensinou. Paulo foi uma boa referência cristã a Timóteo (2 Tm 3.14) . Timóteo uma referência para juventude cristã de nossos dias. Timóteo chegou a pastorear a igreja de Éfeso neste período o apóstolo Paulo lhe escreveu as duas cartas pastorais (I e II Timóteo) ensinando-o como um pai ensina a um filho (I tm 1.3 ; 2 Tm 4.1-2).
Algumas lições do jovem Timóteo para nós foram: escolher servir o Senhor Jesus desde sua mocidade (Ec 12.1), estar sempre preparado para levar o evangelho onde necessário, buscar a companhia de homens de Deus como o apóstolo Paulo que tinha a maior de todas referências o Senhor Jesus( Fp 3.17; Ef 5.1). Ele passou por dificuldades como os jovens enfrentam em nossos dias, mas seguiu firme rumo ao alvo de agradar a Deus rejeitando as influências seculares, e constituindo um exemplo de jovem cristão para nossos dias.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário