quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Paul Washer - A Cruz que os Pregadores Moderno Carregam

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Um vídeo de apenas 10min (legendado) que tem uma mensagem impactante que não pode ser deixada de pregada a Cruz do Calvário!



18 Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
19 Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
20 Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
21 Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.
22 Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; 23 Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.
24 Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus. 25 Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. (1Co 1.18-25 )

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segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Lição 05- Tesouros em Vasos de Barro



Leitura Bíblica em Classe
2 Coríntios  4.7-12

Introdução

I. Paulo Apresenta o Conteúdo dos Vasos de Barro (4.1-6) 
II. Paulo Expõe a Fragilidade dos Vasos de Barro (4.7-12)
III. Paulo Fala da Glorificação Final Desses Vasos de Barro (4.13-18)

Conclusão

Palavras-chave
: vaso, fragilidade


I. Paulo Apresenta o Conteúdo dos Vasos de Barro (4.1-6) 

“A preciosa mensagem da salvação em Jesus Cristo, que tem um valor supremo, foi confiada por Deus a seres humanos frágeis e falíveis. O enfoque de Paulo, porém, não estava no recipiente perecível, mas em seu conteúdo de valor inestimável — no poder de Deus que habita em nós. Mesmo sendo fracos, Deus nos usa para transmitir suas Boas Novas e nos dá poder para fazer a sua obra. Saber que o poder é de Deus, e não nosso, deve nos afastar do orgulho e nos motivar a manter nosso contato diário com Ele, nossa fonte de poder. Nossa responsabilidade é deixar que as pessoas vejam Deus por nosso intermédio” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. 1.ed. Rio de Janeiro, CPAD, p. 1615).

II. Paulo Expõe a Fragilidade dos Vasos de Barro (4.7-12)

• “Paulo nos lembra que, embora, às vezes, possa parecer que estamos sendo quase vencidos, nunca devemos perder as esperança. Nosso corpo está sujeito a pecar e sofrer, mas Deus nunca nos abandona. Por Cristo ter vencido a morte, temos a vida eterna. Todos os nossos riscos, humilhações e provas são oportunidades de Cristo demonstrar seu poder e sua presença em nós e por nós” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. 1.ed. Rio de Janeiro, CPAD, p. 1615).

• Professor, explique aos seus alunos que “nossos problemas não devem diminuir a nossa fé ou nos desanimar. Antes, devemos perceber que existe um propósito em nossos sofrimentos. Os problemas e as limitações humanas trazem muitos benefícios:
1.    Ajudam-nos a lembrar o sofrimento de Cristo por nós;
2.    Ajuda a não termos orgulho;
3.    Ajudam-nos a ver além dessa vida tão curta;
4.    Provam a nossa fé;
5.    Dão a Deus a oportunidade de demonstrar seu grande poder. Não se ressinta por seus problemas. ‘Veja-os como oportunidades de adquirir experiências com o Senhor’” (Bíblia do Estudante Aplicação Pessoal. 1.ed. Rio de Janeiro, CPAD, p. 1325).

• “Os vasos de barros eram os objetos menos valorizados pela dona de casa. Quebravam-se com facilidade e eram baratos, de fácil reposição. Por outro lado, os vasos de metal ou de vidro eram caros e muito provavelmente, colocados em exposição. Paulo se via como um vaso de barro. O importante é o ministério e a mensagem que transmitia ao mundo. O apóstolo não queria estar em evidência, como se ele ou qualquer outro servo de Deus é que fossem importantes. Assim também hoje, o Espírito Santo que habita em nós e o evangelho que partilhamos merecem prioridade” (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia. 1ed. Rio de Janeiro, CPAD, 777).


• [...] “Paulo queria que os coríntios soubessem que pouco importava o que acontecesse, o tesouro no vaso de barro do seu corpo o impedia de ser quebrado pelas circunstâncias ou pelos inimigos.
De quatro maneiras Paulo enfatiza que o poder de Deus vencia sua fraqueza no ministério: 1) Os problemas pressionavam severamente de todos os lados (ou de todas as formas), mas por causa do poder incomparável de Deus, eles não podiam angustiá-lo — o que também pode significar que eles não podiam nem mesmo restringi-lo de disseminar o Evangelho; 2) Ele às vezes via-se perplexo diante das muitas adversidades, e nem sempre entendia o que lhe sobrevinha e os motivos de tais coisas estarem acontecendo, mas nunca tinha o tipo de desespero que duvidava de Deus; 3) Ele era perseguido (no grego, inclui as ideias de ser expulso e perseguido de lugar em lugar; cf. At 14.5,6; 17.13), mas não ficava desamparado. O Senhor não o abandonou, nem seus companheiros o deixaram em apuros; 4) Ele era abatido pelos inimigos, mas não destruído ou arruinado” (HORTON, Stanley M. I & II Coríntios. 1 ed. Rio de Janeiro, CPAD, 2003, p. 203).


Extraído de:

RICHARDS, Lawrence. Guia do Leitor da Bíblia. 1. ed. Rio de Janeiro, CPAD, 2005, p. 896.
RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro, CPAD, pp. 310-11
HORTON, Stanley M. I & II Coríntios. 1 ed. Rio de Janeiro, CPAD, 2003, p. 203.

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Fonte: site da CPAD

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sábado, 23 de janeiro de 2010

Louvor - Jesus em Tua Presença

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Jesus Em Tua Presença


Jesus em Tua presença, reunimo-nos aqui
Contemplamos tua face e rendemo-nos a ti
Pois um dia tua morte
Trouxe vida a todos nós
E nos deu completo acesso
Ao coração do Pai.
E o véu que separava já não separa mais
A luz, outrora apagara agora brilha
E cada dia brilha mais
Só prá te adorar
E fazer Teu nome grande
E te dar o louvor que é devido
Estamos nós aqui.

Composição: Asaph Borba

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quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Congresso de Jovens da mocidade da Assembléia de Deus em Mauá (Conjadema-2010)


Crédito pela foto Pr. Ismael Mariano  (blog da sede)

     A AD de Mauá (SP), presidida pelo Pr. Dr. Samuel Marcelino da Silva irá realizar nos dias 13 a 16 de Fevereiro o congresso da UMADEM (União da Mocidade da Assembléia de Deus em Mauá). Este será o oitavo congresso e terá como tema: “Jesus breve vem, Prepara-te". Baseado em Hb 10.37.

     O nosso congresso esta a cada ano crescendo, e nosso templo central já não esta comportando este grandioso evento, inclusive já no ano passado foi solicitado com muita antecedência o ginásio municipal (Celso Daniel) para realizarmos o congresso, mas infelizmente a prefeitura de Mauá já havia reservado para um evento ligado ao Carnaval (festa da carne).  Muitos políticos lembram-se da igreja somente na hora de pedir votos, mas na hora de atender uma solicitação que favorecia uma parcela significativa dos cidadãos mauenses fecham as portas. Nós próximos pleitos devemos lembrar-nos deste episódio na hora da escolha de nossos representantes

     Enquanto o mundo estará na festa Momo, celebrando a concupiscência da carne e dos olhos nossos jovens estarão em uma festa espiritual que será marcada pela presença do nosso Senhor Jesus salvando almas das mãos do inimigo, renovando vidas, batizando com o Espírito Santo, assim como tem feito nos congressos anteriores.

 
6º Conjadema realizado em 2008

    Segue abaixo a programação completa de nosso congresso:

Sábado

13/02 – ás 18h30min: Pr. Márcio Sanchez

Domingo

14/02 – às 14h: Pr. Israel Marcelino
14/02 – às 16h30min Pr. Marcelo Carlos

Segunda – feira

15/02 – às 14h: Pr. Israel Marcelino
15/02 – às 18h30min: Pr. Israel Marcelino

Terça – feira

16/02 – às 18h Pr. Josias Paulino

Como chegar à AD Mauá (Clique no mapa para ampliar)


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segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Lição 04- A Glória das Duas Alianças




















Leitura Bíblica em Classe 2 Coríntios 3.1-11

Introdução

I. Paulo Justifica Sua Autorrecomendação
II. A Confiança da Nova Aliança (3.4-11)
III. A Glória da Nova Aliança (3.7-18)

Palavras-chave: aliança e glória

I. Paulo justifica sua autorrecomendação

• Professor, introduza o tópico fazendo a seguinte indagação: “Paulo precisava de carta de recomendação?”

“Mestres itinerantes da igreja primitiva tinham por característica levar cartas de apresentação (cf. At 18.27). Os inimigos de Paulo aparentemente atacavam sua credibilidade ao indagarem: Onde estão as suas cartas?

Todo verdadeiro crente é uma carta aberta de Cristo, pois sua vida refletirá a obra de Deus em sua personalidade. Desde que Paulo conduziu muitos coríntios a Cristo, estes são cartas que testificam seu ministério, competência e chamado”.

(RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia. 1.ed. Rio de Janeiro, CPAD, p. 776).

II. A Confiança da Nova Aliança (3.4-11)

• Professor, converse com seus alunos explicando a superioridade do Novo Concerto revelado em Cristo Jesus e as provisões da Nova Aliança. Conscientize os alunos de que a Lei nunca foi um caminho para a salvação, pois Deus já havia predito um novo Concerto com Israel. Somente o Novo Concerto é capaz de oferecer perdão e um novo coração.

III. A Glória da Nova Aliança (3.7-18)

• Professor, é importante que seus alunos compreendam o significado do termo “glória”. Observe, com atenção, o que o dicionário Zondervan Expository Dictionary of Bible Words diz a respeito do mesmo:

“No Antigo Testamento, a glória de Deus está intimamente ligada à auto-revelação do Senhor. Há muitas imagens: esplendor fulgurante, e santidade flamejante marcam sua presença (por exemplo, Êxodo 16.10; 40.34,35; 2 Crônicas 7.1,2). Mas, nenhum poder elementar ou santidade flamejante expressam a Deus de maneira absolutamente adequada. Dessa forma, o Êxodo relaciona a glória de Deus com revelação de seu caráter amoroso. Quando Moisés implorou para que Deus lhe mostrasse sua glória, a Bíblia relata: ‘Ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti e apregoarei o nome do Senhor diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem me compadecer. E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá (Êx 33.19,20). Com o mesmo sentido de revelação, Deus diz: ‘Serei glorificado’, no caso da recusa do Faraó em deixar que Israel saísse do Egito (Êx 14.4). O grande poder redentor de Deus foi exibido no Êxodo (Nm 14.22), da mesma forma como seu poder criativo é exibido quando ‘os céus manifestam’ sua glória (Sl 19.1).

Mas ‘glória’ implica em mais do que revelação de como Deus é. Implica em invasão do universo material, expressão da presença ativa de Deus entre seu povo. Assim, o Antigo Testamento conscientemente relaciona o termo ‘glória’ à presença de Deus em Israel, em tabernáculos e templos (por exemplo, Êxodo 29.43; Ezequiel 43.4,5; Ageu 2.3). “A glória objetiva de Deus é revelada por sua vinda, para estar presente conosco — seu povo — e para se mostrar a cada um de nós por suas ações neste mundo”.

(RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro, CPAD, pp. 310-11).

• Professor, providencie cópias do quadro abaixo para seus alunos. Você poderá utilizá-lo ao explicar o segundo subtópico do tópico II.

O Ministério da Lei em Contradição com o Ministério da Graça
 
 

Extraído do livro, Estudos sobre o Apocalipse, CPAD, pp. 49,50.


• Conclua o tópico III, explicando que o Segundo Pacto é superior ao Primeiro, porque veio mediante a pessoa de Jesus Cristo, que consumou todas as coisas do Antigo Pacto, em um único ato sacrificial. Depois peça que todos leiam a Verdade Prática.

Conclusão

Conclua a lição lendo, juntamente com seus alunos, a Verdade Prática da lição.

Extraído de:

RICHARDS, Lawrence. Guia do Leitor da Bíblia. 1. ed. Rio de Janeiro, CPAD, 2005, p. 896.
RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro, CPAD, pp. 310-11

Fonte: site da CPAD

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segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A Glória do Ministério Cristão




Texto Bíblico: 2 Co 1.12-14,21,22;2.4,14-17

     O ministério apostólico 



    Paulo pode pedir ajuda dos coríntios em oração porque, contrariamente à acusação dos seus adversários, a sua vida tem sido pura e os seus objetivos transparentes entre eles. Esta afirmação de integridade também prepara o caminho para uma defesa adicional da sua conduta.
    A glória de Paulo, baseada no testemunho dado pela sua consciência, é que ele não tem vivido, como os seus adversários, na dimensão de “uma sabedoria carnal, ou dominada por motivos humanos” (1 Co 1.20; 2.6;3.1-3). Em lugar disso, tem vivido na graça de Deus com “santidade e santidade de Deus”. Ambas são qualidades divinas que, como dádivas de Deus, são capazes de caracterizar o comportamento de Paulo. “Simplicidade”, ou santidade, ressalta a “pureza moral” do comportamento exterior de Paulo, e sinceridade, a transparência (1 Co 5.8) dos seus motivos interiores.
     Esta sinceridade se estende também às suas cartas, pois o que eles já sabem dele é coerente com o que eles reconhecem que ele é. Não há um segundo sentido. Paulo espera que eles “compreendam completamente”, da mesma maneira como eles reconheceram já em parte. O apóstolo deseja que eles possam ser capazes de se gloriar dele, assim como Paulo se gloriará deles (1 Ts 2.19). O tema principal de Paulo, em vista das críticas, é que o conhecimento deles possa ser tal que possam se gloriar dele tanto quanto ele se gloria deles, no dia em que todos os segredos forem revelados.
     Paulo foi selado pelo Espírito de Cristo (Rm 8.9), que deixa gravada a sua própria imagem (Rm 8.29; Cl 1.15) na personalidade humana. Este selo do Espírito Santo garante a autenticidade do seu relacionamento com Deus (Ef 1.13; 2 Tm 2.19; Ap 9.4; Rm 4.11; 1 Rs 21.8) e preserva-o neste relacionamento (Ef 4.30; Dn 6.17). O selo é a marca de identificação e de segurança (Ed 9.4; Et 3.12; Jr 32.10-14).
     Os triunfos do crente são todos em Cristo. A Ele seja o louvor e a glória por todos, enquanto o êxito do Evangelho é uma boa razão para o gozo e o júbilo cristão. Por ocasião dos triunfos antigos, usavam-se muitos perfumes e odores agradáveis. Desta maneira, o nome e a salvação de Jesus, como unguento derramado, era um odor agradável, difundido em todos os lugares. Para alguns o evangelho é cheiro de morte para a morte. Estes o rejeitam para a sua própria ruína. Para outros, o Evangelho é um cheiro de vida para a vida: como os vivificou ao princípio, quando estavam mortos em delitos e pecados, assim lhes dá mais vida e leva-os à vida eterna.
     Observe as impressões surpreendentes que este assunto causou ao apóstolo e que deveria causar também a cada um de nós. A obra é grande, e não temos forças alguma em nós mesmos; toda a nossa suficiência vem de Deus. Porém, o que fazemos na religião, a menos que seja feito com sinceridade, como diante de Deus; não é de Deus, não vem dEle e não chegará a Ele. Vigiemos cuidadosamente neste aspecto; e busquemos o testemunho de nossa consciência, submetidos ao ensino do Espírito Santo para falar em Cristo e de Cristo com sinceridade.


Bibliografia:
HENRY,Matthew. Comentário Bíblico, Rio de Janeiro: CPAD,2002.
Comentário Bíblico Beacon, Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

Fonte site da CPAD
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sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Jesus Cristo em cada livro no Antigo Testamento






     Existem alguns pregadores que dizem ter dificuldades para pregar sobre Cristo. Esta desculpa não se justifica, pois até mesmo no Antigo Testamento ele se revela em cada livro.  Segue abaixo os livros e os respectivos títulos que Jesus assume:

     Em Gênesis, Ele é chamado de "semente da mulher".
     Em Êxodo, Ele é o cordeiro pascal.
     Em Levítico, Ele é apresentado como sumo sacerdote.
     Em Números, Ele é a coluna de nuvem de dia e a coluna de fogo à noite.
     Em Deuteronômio, Moisés fala dEle como sendo profeta.
     Em Josué, Ele é o líder da nossa salvação.
     Em Juízes, Ele aparece como nosso juiz e legislador.
     Em Rute, Ele é resgatador.
     Em 1 e 2 Samuel vemos a Jesus como nosso verdadeiro profeta.
     Em Reis e Crônicas, Ele é o nosso Senhor Soberano.
     Em Esdras, Ele aparece como o homem que restaura os muros caídos de nossa existência humana.
     Em Neemias, vemos o Senhor como nossa força.
     Em Ester, Ele é o nosso Mordecai.
     Em , Ele é chamado de nosso Salvador eternamente vivo.
Nos Salmos, Ele é nosso bom pastor.
     Em Provérbios e Eclesiastes, Ele brilha como nossa sabedoria.
     Em Cantares, Ele é o noivo que nos ama.
     Em Isaías, Ele é chamado de "Príncipe da paz".
     Em Jeremias, Ele aparece como o "renovo de justiça".
     Em Lamentações, Ele é nosso profeta que chora.
     Em Ezequiel, Ele nos é apresentado como o homem maravilhoso "com quatro rostos".
     Em Daniel, Ele é o quarto homem na fornalha ardente.
     Em Oséias, Ele aparece como o marido fiel, que é casado com uma infiel (Israel).
     Em Joel, Ele é o que batiza com o Espírito Santo e com fogo.
     Em Amós vemos Jesus como aquele que carrega nossos fardos.
     Em Obadias, Ele é poderoso para salvar.
     Em Jonas, Ele está diante de nós como o grande missionário para os gentios.
     Em Miquéias, Ele é o Deus encarnado (Mq 5.1).
     Em Naum, Ele é mencionado como o juiz escolhido por Deus.
     Em Habacuque, Ele é o evangelista de Deus que clama: "Aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos" (Hc 3.2).
     Em Sofonias, Ele se manifesta como nosso Salvador.
Em Ageu, Ele é o restaurador da herança de Deus perdida.
     Em Zacarias, Ele é apresentado como a fonte aberta da casa de Davi que purifica os pecados e as impurezas.
     Em Malaquias, Ele se mostra como o "sol da justiça" com a "salvação nas suas asas" (Ml 4.2).





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quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Timóteo um bom exemplo para os jovens de nossos dias


      Vivemos em uma sociedade em que faltam boas referências para a maioria dos jovens seguir, principalmente àqueles que não conhecem ainda a Cristo. Se olharmos para a juventude notaremos que grande parte dela esta corrompida e seus "ídolos" muitas vezes são pessoas drogadas, fornicários, adúlteros (Ap 21.8); enfim, pessoas a serem ajudadas e não para servirem de referência para ninguém (Is 5.20 ;Pv 14.25).

      Quando olharmos para a Bíblia encontramos jovens que passaram por muitas lutas e dificuldades em suas respectivas épocas, mas constituem exemplos para seguirmos em nossos dias (Rm 15.4), pois em meio à toda sorte de oposição serviram o Senhor nesta fase tão difícil como é a juventude de forma meritória. Eram jovens como: José, Samuel, Davi, Ester, Daniel, João Marcos e Timóteo.

      Em outra postagem discorremos sobre o exemplo do jovem Davi. Nesta postagem pretendemos conhecer um pouco mais um outro jovem bastante abençoado chamado Timóteo (significa "Alguém Que Honra a Deus."). Timóteo desde a sua meninice foi instruído nas sagradas letras (2 Tm 3.5). Sua família era mista, sua mãe chamava-se Eunice (2 Tm 1.5) uma judia crente e seu pai era grego (At 16.1). Ele cresceu na cidade de Listra uma antiga cidade da província romana chamada Licônia parte sul da Galácia (Ásia Menor).

      A Bíblia relata que a cidade de Listra era habitada por um povo idolatra, que ao verem o apóstolo Paulo e Barnabé curarem um paralítico de nascença queriam adorá-los como se fossem divindades pagãs chamando-os de Júpiter e Mercúrio (At 14.8-12).

      Timóteo recebeu uma boa educação por parte de sua família como relata o apóstolo Paulo (2 Tm 3.14-15), mas vivia em meio a uma sociedade pagã com valores fortemente arraigados na cultura grega conhecida pelo seu forte hedonismo, ou seja, busca da realização de prazeres humanos. Os gregos cultuavam deuses antropormórficos cheios de vícios e cultos profanos como exemplo, o culto a Dionísio (deus do vinho), onde seus participantes se embriagavam e praticam orgias sexuais os chamados bacanais.

      Já vimos que Timóteo a exemplo dos jovens de nossos dias precisou conviver em meio a cultura pagã que propagava valores anti-bíblicos. Além disso, sofreu também o preconceito de judeus ortodoxos por não ter crescido em meio a uma família judaica tradicional, por isso precisou cincurcidar-se (At 16.3). Ficou enfermo e teve que conviver com a doença, por isso o apóstolo prescreveu para que tomasse um pouco de vinho (1 Tm 5.23).Enfim, um jovem que passou por muitas situações difíceis.

      Durante os cerca de 11 anos em que Timóteo acompanhou o apóstolo Paulo, não podia estar em melhor companhia, um servo de Deus dedicado e zeloso como Paulo indubitavelmente contribui para o crescimento de Timóteo. Paulo viu em Timóteo não apenas um jovem, mas um companheiro de ministério o qual orou, ajudou e ensinou. Paulo foi uma boa referência cristã a Timóteo (2 Tm 3.14) . Timóteo uma referência para juventude cristã de nossos dias. Timóteo chegou a pastorear a igreja de Éfeso neste período o apóstolo Paulo lhe escreveu as duas cartas pastorais (I e II Timóteo) ensinando-o como um pai ensina a um filho (I tm 1.3 ; 2 Tm 4.1-2).

      Algumas lições do jovem Timóteo para nós foram: escolher servir o Senhor Jesus desde sua mocidade (Ec 12.1), estar sempre preparado para levar o evangelho onde necessário, buscar a companhia de homens de Deus como o apóstolo Paulo que tinha a maior de todas referências o Senhor Jesus( Fp 3.17; Ef 5.1). Ele passou por dificuldades como os jovens enfrentam em nossos dias, mas seguiu firme rumo ao alvo de agradar a Deus rejeitando as influências seculares, e constituindo um exemplo de jovem cristão para nossos dias.



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Namoro Cristocêntrico


           Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
      E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. Mt 7.24-25



      Devemos buscar a orientação do nosso SENHOR para tudo que vamos fazer. Depois que fazemos a primeira e grande escolha que é aceitar a Cristo como Senhor e Salvador, a segunda e não menos importante é escolher a pessoa que iremos passar o resto da vida.
      Grandes expectativas têm os jovens de conhecer logo esta pessoa, e por isso acabam muitas vezes "ficando" em vez de namorar. Não tenho dúvidas que namorar é muito melhor, mas deve implicar compromisso e amor, pois a própria palavra nAMORo contém a palavra amor.
      Mas como deve ser o namoro do jovem cristão? O namoro deve ser cristocêntrico, mas o que isto quer dizer? Deve ser um namoro a três, agora acho que piorou? Mais calma! Não estou pregando nenhuma heresia.
      O namoro cristocêntrico deve ser entre você, seu(ua) namorado(a) e o Senhor Jesus. Seu relacionamento deve ter como centro cumprir a vontade de Jesus para suas vidas, ou seja, ter Cristo como centro de seu namoro.
      No texto de Matheus 7:24-25 diz que o homem prudente construi a casa sobre a rocha. A rocha que devemos construir nossa casa é Cristo. O namoro é apenas a primeira fase que avança depois para noivado e termina no CASAmento.
      Uma familia começa no namoro de dois jovens e quando já no namoro estão firmados sobre a rocha que é Cristo ao estreitarem os laços para um noivado, e posteriomente para o casamento estarão firmes também. Certamente virão as lutas o texto diz: "desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa", mas a casa não caiu.
      Em suma, quando o namoro inicia-se como cristocêntrico (cristo no centro) esta com muito bom alicerce e a casa ou CASAmento construido sobre esta ROCHA não cai mesmo diante de todas as dificuldades.

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quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Por que devemos frequentar a Escola Dominical?




Fonte: Blog Marketing para a Escola Dominical

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terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Lição 02- O Consolo de Deus em meio a aflição



Texto Bíblico: 2 Co 1.1-7

Encorajamento no sofrimento

     “Bendito seja o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das Misericórdias e o Deus de toda consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiveram em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolado de Deus” (2 Co 1.3-7).

     Paulo dirige-se primeiro a Deus, louvando-O enquanto reconhece que Jesus humilhou-se em sua encarnação, e o chamou de Deus, como também de Pai. Visto que Paulo estava muito transtornado por não encontrar Tito em Trôade (2 Co 2.13), ele precisava de consolação, ou seja, encorajamento, incentivo, ânimo. A palavra “consolação” e seus derivados aparecem dez vezes nos versículos 3 a 7 (num total de vinte e nove vezes em 2 Coríntios). Todas derivam da raiz grega parakaleo, que tem a ideia de ajuda e encorajamento. Deus é a fonte, e o doador de todo tipo de encorajamento e ajuda (Sl 103.2-5,13).
  
     O encorajamento de Deus vem primeiro à medida que reconhecemos que Deus é o Pai de Jesus, que é o Cristo (O Messias, “ungido”) nosso Senhor e Mestre. Este reconhecimento dever lembrar-nos que o amor de Deus enviou Jesus a morrer por nós, enquanto ainda éramos pecadores (Rm 5.8,10), mostra também que Deus é o Pai que está cheio de compaixão, como também o Pai ( e a fonte constante) de todos os tipos de ajuda e encorajamento. Podemos depender dEle em todos os nossos problemas, inclusive nas aflições, sofrimentos, angústias mentais, dificuldades, até as perseguições que surgem em nosso caminho. Mas Deus não nos consola para deixar-nos à vontade, nem nos encoraja para fazer com que nos sintamos bem.
Paulo sofreu muitíssimo (2 Co 11.16-29;12.10), mas sempre estava pronto a encorajar os outros. Todos que nos cercam hoje têm problemas, aflições e dificuldades. Os cristãos em muitas partes do mundo sofrem tremenda perseguição. Deus nos ajuda e nos encoraja para que ajudemos e encorajemos os outros. Ele quer que nos tornemos canais do que recebemos dEle para outros crentes que tão desesperadamente precisam de ajuda. Fazemos isto por meio da oração, e dos dons do Espírito, prestando ajuda prática onde quer que seja possível. Deus não quer que guardemos para nós o que temos recebido dEle. Da mesma forma que Deus está ao nosso lado para nos animar até mesmo nas provas mais difíceis, assim devemos estar ao lado dos que estão sendo provados.

     Os sofrimentos de Cristo terminaram quando Ele disse: “Está consumado” (Jo 19.30). Mas as mesmas atitudes que mandaram Jesus para cruz levaram os incrédulos e os falos crentes causarem uma série de sofrimentos a Paulo e seus companheiros, não só em Corinto, mas também na província romana da Ásia (2 Co 1.8-9). Assim, ele podia falar da “comunicação de suas aflições [dos sofrimentos de Cristo]” Fp 3.10; Jo 15.20,21; At 14.22; Rm 8.17,18,36; Cl 1.24). Os sofrimentos eram equilibrados pela transbordante consolação e encorajamento que vêm por meio de Cristo.
     Paulo e sua equipe suportaram todo esse sofrimento e aflição para ganhar as pessoas para Cristo e fundar a igreja em Corinto. O que Paulo queria que os coríntios soubessem era que Deus permite que coisas aconteçam para levar-nos ao nosso extremo, até onde podemos suportá-las, a fim de nos ensinar a confiar nEle. O Deus que ressuscita os mortos não nos abandonará. Ele nos ama e quer que confiemos nEle, (2 Co 1.9).

Bibliografia: HORTON,Stanley. I e II Coríntios, pp.182-184, 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD,2003.

Fonte: site da CPAD

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sábado, 2 de janeiro de 2010

Harpa Cristã - Porque Ele Vive

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1
Deus enviou seu Filho amado
Pra perdoar, pra me salvar.
Na cruz morreu por meu pecado,
Mas ressurgiu e vivo com o Pai está.

Coro
Porque Ele vive, posso crer no amanhã.
Porque Ele vive, temor não há.
Mas eu bem sei, eu sei, que a minha vida
Está nas mãos da meu Jesus, que vivo está.

2
E quando, enfim, chegar a hora
Em que a morte enfrentarei,
Sem medo, então, terei vitória:
Irei à Glória, ao meu Jesus que vivo esta.

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